CÂMARA DE VEREADORES DE GUAPORÉ/RS
Guaporé, |
(54) 3443 6083 / (54) 3443 5911
Fale com a Câmara
OUÇA AS SESSÕES
ACONTECE NA CÂMARA
REGIMENTO INTERNO
 

CASA LEGISLATIVA CONFERE TÍTULO DE CIDADÃO GUAPORENSE AO SR. DR. ROBERTO JOSÉ LAHUDE
Publicado em 01/12/2017

 
 

CASA LEGISLATIVA CONFERE TÍTULO DE CIDADÃO GUAPORENSE AO SR. DR. ROBERTO JOSÉ LAHUDE

 

Foi com imenso orgulho e satisfação que a Câmara Municipal de Vereadores de Guaporé realizou, em 30/11/2017, uma Sessão Solene de concessão de TÍTULO DE CIDADÃO GUAPORENSE ao Sr. Dr. ROBERTO JOSÉ LAHUDE, proposta efetuada pelo Vereador Valter Luís Mann e aprovada por unanimidade pelos Edis da Casa.

A solenidade contou com a presença do Presidente da Casa, Sr. Homero Lorení Marcolina; do Prefeito Municipal, Sr. Valdir Carlos Fabris; bem como dos Secretários Municipais, Presidentes de Entidades, demais autoridades, imprensa escrita e falada, integrantes do Lions Clube de Guaporé e público em geral, além do homenageado.

A Sessão Solene foi emocionante. Além da leitura do histórico, houve os pronunciamentos por cada representante das Bancadas, pelo Prefeito Municipal e, por fim, do Sr. Homero Lorení Marcolina, Presidente desta Casa.

Após os pronunciamentos, foi entregue a Placa Representativa da Homenagem pelo Vereador Valter Luís Mann, proponente da solenidade, o conferindo o Título de Cidadão Guaporense, e, em seguida, pronunciou-se o homenageado, agradecendo a homenagem e relatando sobre os seus sentimentos sendo, há 45 anos, guaporense de coração.

Guaporé tem muito a agradecer por todo o histórico do homenageado. E foi por isso que foi realizada esta singela homenagem, como forma de agradecimento pelo brilhante trabalho realizado.

 

Confira o histórico do homenageado:

 

O Doutor Roberto José Lahude nasceu em 23 de dezembro de 1946, sendo natural de Encantado. 

Formou-se na Faculdade de Medicina em 1971, junto à UFRGS.

Instalou-se como médico na cidade de Guaporé no início de 1973, através de um convite efetuado pelo saudoso Dr. Nelson Luiz Barro, o qual na época iria assumir como Prefeito do Município. 

Desde então, há 45 anos vive em nosso Município, fazendo parte da sua história. 

No início de sua vinda, foi médico coordenador do INAMPS e IPERGS, exercendo suas funções no INAMPS e no Posto de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde e Meio Ambiente de Guaporé, como médico concursado. Na época, ao alterar-se a estrutura do INAMPS, fez curso de médico perito do INSS e assumiu o cargo, no qual permaneceu até a sua aposentadoria.

Por três períodos, foi Diretor Clínico do Hospital Manoel Francisco Guerreiro. 

Nesta época, o hospital era municipal, vinculado à Prefeitura, em que eram atendidas as pessoas do Município que não obtinham assistência médica. Permaneceu, desta forma, como médico municipal por 16 anos, atendendo a esses casos, bem como fazia atendimento à creche Pinguinho de Gente.

Durante um longo período, também foi médico credenciado nos exames de carteiras de motorista, na época realizado pelo CIDETRAN, atual CFC (Centro de Formação de Condutores).

Alheio à medicina, na comunidade, fez parte da Diretoria do Juventude, tendo sido Presidente nos anos de 1974 e 1975. Neste período, realizou a instalação da primeira iluminação no Estádio Ernesto Dorneles, época na qual foi realizado um jogo amistoso entre o Juventude e o Grêmio Futebol Portoalegrense, que terminou empatado em 1 a 1.

Exerceu o cargo de Presidente da Associação Guaporense de Automobilismo (AGA), e pertenceu à Diretoria durante todo o período.

Posteriormente, foi Presidente da Associação Guaporé de Esportes da AGE- Futsal, nos anos de 1994 e 1995.

Voltado ao esporte, foi piloto graduado em 1976 a 1987, participando de corridas com provas regionais e de nível nacional em nome da AGA e de Guaporé. Na época, corria com o famoso Passat Branco, número 23, tendo ganho inúmeros troféus nas competições de que participou. 

Em 1992, foi eleito vereador pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), tendo sido Presidente da Câmara Municipal de Vereadores no período de 1995. 

Foi um dos grandes incentivadores do automobilismo e da construção do nosso autódromo. Como reconhecimento pelo seu incansável apoio ao automobilismo guaporense, inclusive, recebeu uma homenagem da AGA com as Seis Horas de Guaporé, como “Grande Prêmio Roberto Lahude”.

Por isso e por toda a história que fez em nosso município, é que o Poder Legislativo Guaporense, através da proposição do Vereador Valter Luís Mann, fez essa singela homenagem, como forma de agradecimento pelo brilhante trabalho realizado. 

 

 
 
 
newsletter
Preencha o campo abaixo e receba notícias e
informações sobre a Câmara Municipal de Guaporé.
 
Acompanhe

CÂMARA DE VEREADORES DE GUAPORÉ
Av. Monsenhor Scalabrini, 600 - Centro
Fone/Fax: (54) 3443 5911 | 3443 6083
E-mail: cmvgpe@tl.com.br
 
Câmara de Vereadores de Guaporé. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por: BWC.