CÂMARA DE VEREADORES DE GUAPORÉ/RS
Guaporé, |
(54) 3443 6083 / (54) 3443 5911
Fale com a Câmara
OUÇA AS SESSÕES
ACONTECE NA CÂMARA
 

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO COLÉGIO SCALABRINI
Publicado em 25/05/2017

 
 

Foi com imenso orgulho e satisfação que a Câmara Municipal de Vereadores de Guaporé realizou, em 24-05-2017, uma Sessão Solene em homenagem ao centenário do Colégio Scalabrini, por cultuar a educação de forma admirável no município de Guaporé, proposta efetuada pelos Vereadores Homero Lorení Marcolina e Jairo Elias Zanatta.

A solenidade contou com a presença do Presidente da Casa, Sr. Homero Lorení Marcolina; do Prefeito Municipal em Exercício, Sr. Adalberto Bastian; do Deputado Estadual Juvir Costella; do Prefeito Municipal de Dois Lajeados, Sr. Tiago Grando; da Irmã Dolores Roman Ros, Conselheira Provincial, representando as Irmãs Scalabrinianas da Povíncia Cristo Rei; Sra. Eliana Reolon, Diretora do Colégio Scalabrini; bem como dos Secretários Municipais, Presidentes de Entidades, demais autoridades, imprensa escrita e falada, alunos e integrantes do quadro do Colégio Scalabrini e público em geral.

A Sessão Solene foi emocionante. Além da leitura do histórico, houve os pronunciamentos por cada representante das Bancadas, pelo Deputado Juvir Costella, pelo Prefeito Municial em Exercício Adalberto Bastian e, por fim, do Sr. Homero Lorení Marcolina, Presidente desta Casa.

Após os pronunciamentos, foi entregue a Placa Representativa da Homenagem pelo Vereador Jairo Elias Zanatta.

O Colégio Scalabrini, fundado em 17 de março de 1917 na cidade de Guaporé/RS, é uma instituição de Ensino Particular, de caráter confessional, católico e de natureza filantrópica. Tem como missão primordial concretizar o carisma do fundador João Batista Scalabrini, denominado mundialmente “Pai dos Migrantes”, e promover a educação integral e de qualidade no serviço evangélico e missionário dos migrantes, preferencialmente pobres e necessitados, como resposta aos desafios da mobilidade humana.

O Scalabrini nasceu e cresceu vencendo grandes desafios, educando crianças e jovens. Celebra neste ano 100 anos de promoção de uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentadas nos valores cristãos.

É, sem sombra de dúvidas, referência na educação e na acolhida personalizada no município.

Guaporé tem muito a agradecer por todo esse empenho, ética e dedicação. E foi por isso que foi realizada esta singela homenagem, como forma de agradecimento pelo brilhante trabalho realizado.

 

Confira o histórico do homenageado:

 

No contexto de imigração italiana ao Brasil, o Bispo Italiano Dom João Batista Scalabrini, fundou, em 1895, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, com o objetivo de prestar assistência aos migrantes que chegavam ao Brasil.

As Irmãs Carlistas Scalabrinianas passaram a atuar em diferentes segmentos e, no final de fevereiro de 1917, Guaporé, em grande alvoroço, acolheu as primeiras quatro Irmãs, que vinham a cavalo desde Bento Gonçalves, para fundar uma escola destinada a educar as filhas dos migrantes.

Poucos dias depois, a cinco de março, sem protocolos, nem perda de tempo, na residência de Marina Magnanti, teve início a grandiosa obra educativa do que é hoje o Colégio Scalabrini. 

Pequeno, iniciando na precariedade, em junho já se buscava um lugar mais espaçoso, pois o número de alunas crescia e em outubro já chegava a noventa. A vida das irmãs não era nada fácil, mas era assumida na fé. Os demasiados encargos, dormir no chão duro até ser possível adquirir camas, trabalhar à noite à luz de lampiões e suportar o rigor do inverno foram dificuldades enfrentadas sem lamentos.

A escola ensinava a ciência dos homens, mas empregava todo o trabalho com os valores da fé. Em 1924, eram 200 alunas, algumas em regime de internato. 

Ao celebrar o jubileu de prata, em 1942, a instituição de ensino se instalava no prédio atual, muito mais amplo e com as melhores condições técnico-pedagógicas da época. Nascido para educar as filhas dos imigrantes, o colégio soube sempre adaptar-se aos novos tempos. Assim, um dia, abriu as portas também aos meninos.

Escola primária na origem, mais tarde incorporou o curso ginasial. Em 1960, passou a ministrar o normal de segundo grau, que formaria inúmeras professoras primárias, até que, mais de quarenta anos depois, novas leis levaram a extinção do magistério de segundo grau. Atento às demandas locais, durante décadas ministrou o curso de técnico em contabilidade, capacitando jovens para o mercado de trabalho. Diversos deles são hoje empresários ou profissionais liberais de sucesso. Fundou também o então chamado científico, que ainda continua a pleno vapor. Não terminam aí as mudanças: a certa altura, mais de 20 religiosas chegaram a compor a comunidade do Scalabrini. Aos poucos, porém, professores leigos foram sendo incorporados ao corpo docente, vários deles egressos do normal da escola. Hoje, pela primeira vez na história, a Diretora também é leiga e atua juntamente com as Irmãs que ainda estão presentes no Colégio. 

Desde 2003, o Colégio Scalabrini passou a integrar a Rede ESI – Educação Scalabriniana Integrada. No início do século, adotou o método positivo de ensino, agregando mais qualidade ao seu fazer pedagógico. 

Celebra neste ano 100 anos de promoção de uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentadas nos valores cristãos. 

 

 
 
Galeria de fotos
 
newsletter
Preencha o campo abaixo e receba notícias e
informações sobre a Câmara Municipal de Guaporé.
 
Acompanhe

CÂMARA DE VEREADORES DE GUAPORÉ
Av. Monsenhor Scalabrini, 600 - Centro
Fone/Fax: (54) 3443 5911 | 3443 6083
E-mail: cmvgpe@tl.com.br
 
Câmara de Vereadores de Guaporé. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por: BWC.